Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alunos de ensino profissionalizante disputam Olimpíada do Conhecimento


Até esta quinta, evento abrange provas em 38 modalidades que envolvem planejamento, processo de execução e produto e exigem concentração e treinamento

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Uma oportunidade para os jovens mostrarem o que aprenderam nos cursos de educação profissional começou, nesta terça-feira (23), no Senai do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. É a sexta edição da Olimpíada do Conhecimento, que conta com a participação de 150 alunos das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Considerado a maior competição de educação profissional do Estado, o evento abrange provas com duração de três horas por dia. Elas envolvem planejamento, processo de execução e produto, além de exigir muita concentração e muito treinamento.

Foi em uma olimpíada de conhecimentos que o projetista industrial Erick Williams descobriu sua vocação, há cinco anos. Nesse período, venceu a competição estadual e ganhou a medalha de prata na olimpíada nacional. Mas a maior conquista foram as oportunidades que surgiram. “Nas empresas lá fora, a gente consegue se destacar muito, justamente por conta desse treinamento”, afirma.

Nos três dias da Olimpíada do Conhecimento, são 18 horas de competição. Ao todo, são 38 modalidades. No desafio de robótica industrial o robô deve acertar o alvo com a mesma precisão dos robôs de uma linha de montagem. A professora Noêmia Mesquita explica: “O robô só entra em uma linha de produção depois que se confirma toda a sua programação, para não ocorram falhas”.

O trabalho é acompanhado de perto por avaliadores e os vencedores participam, em 2012 em São Paulo, da Olimpíada nacional. “Existe um tempo para realizar a prova, assim como em uma empresa você tem prazos para entregar as tarefas. Aqui não é diferente”, conta o avaliador das provas, Tarcísio Alves.

Cerca de seis mil alunos da rede pública estadual são esperados para visitar a competição estadual, que acontece até esta quinta-feira (25). Para o diretor regional do Senai Sérgio Gaudêncio “os jovens que vem de escola pública visitar as nossas olimpíadas, presenciam um momento que serve de incentivo para que eles possam enfrentar os desafios da vida com educação profissional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário