Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 20 de agosto de 2011

Ibama concede licença ambiental para hidrelétrica entre MT e PA


Usina Teles Pires será erguida entre Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).
Empresa afirma que criará programas para reduzir impacto na região.



Do Globo Natureza, em São Paulo
Usina Teles Pires (Foto: Divulgação)        
Ilustração mostra como será a Usina Teles Pires.
(Foto: Divulgação)
O Ibama concedeu, nesta sexta-feira (19), a licença de instalação para a construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires.
O projeto será executado no rio de mesmo nome, na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará, entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).
O investimento previsto na hidrelétrica é de R$ 3,6 bilhões e sua potência prevista é de 1.820 megawatts (MW). A área inundada, por sua vez, deverá ser de 95 km², segundo o empreendedor.

A usina faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Ela terá cinco turbinas, cada uma com 364 MW - suficiente para abastecer 5 milhões de habitantes, de acordo com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, responsável pela obra.
De acordo com a empresa, os trabalhos devem começar imediatamente. “Equipamentos e pessoal necessários já estão disponíveis no local”, anunciou em nota. A concessionária tem como acionistas a Neoenergia (50,1%), holding do Grupo Neoenergia; a Eletrobras Eletrosul (24,5%), a Eletrobras Furnas (24,5%) e a Odebrecht Participações e Investimentos (0,9%).
A companhia destaca que criou um projeto que contempla 44 programas em diversas áreas - ambiental, social, apoio à infraestrutura local, saúde pública, educação - para reduzir o impacto na nova hidrelétrica sobre a região.

A energia gerada pela Usina Teles Pires irá por uma linha de transmissão com extensão de 7,5 quilômetroas até uma subestação coletora, de onde será distribuída ao Sistema Interligado Nacional.

*Com informações da agência Reuters.
Fonte: Globo Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário