Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Secretário de Meio Ambiente do Recife visita Mata Uchoa


Na última segunda-feira (15), o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues, acompanhado por moradores da região e pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Josemario Lucena, visitou a Mata Atlântica Engenho Uchoa, localizada no Barro, na Zona Oeste da Cidade.


Mata Uchoa
Cercada por 11 bairros e localizada na bacia do Rio Tejipió, a reserva possui 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica.

Juntos, caminharam cerca de 6 km por dentro da mata fechada e conversaram sobre o assunto. “Nós sabemos do desejo dos moradores de que seja criado um parque ecológico neste local. Estamos aqui para ouvir as demandas dos moradores e ver de que forma o Município pode atuar”, afirmou Marcelo.


O secretário caminhou e conversou com os moradores da área Também participaram da caminhada: representantes dos movimentos sociais, associações de moradores, instituições religiosas, educacionais e culturais da área, bem como assessores do gabinete dos deputados Luciano Siqueira, Luciana Santos, Fernando Ferro e Sérgio Leite e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O grupo pôde constatar os graves problemas que afetam a área, entre os quais a poluição do solo e de cursos d’água. 

Parcerias- Após percorrer o espaço, o secretário Marcelo Rodrigues disse que já procurou a secretaria estadual de Meio Ambiente em busca de apoio para o encaminhamento das reivindicações do Movimento e dos moradores da área no sentido de que no local seja criado o Parque Natural Rousinete Falcão. 

“Discuti com o secretário Sérgio Xavier, a questão da Mata de Uchôa. Na ocasião, apresentei o projeto de 2009, que está desatualizado, e solicitei a realização de estudos de geo-referenciamento da área, que deve ficar pronto em cerca de 30 dias. Com ele, vamos poder sentar com outras secretarias da PCR, como a de Assuntos Jurídicos e Especial da Copa, bem como com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Vamos procurar ainda o Ministério do Meio Ambiente e os fundos, nacional e estadual de Meio Ambiente e buscar parceiros também na iniciativa privada, que possam desenvolver projetos ambientais na área”, explicou o secretário.

Mobilização- Josemário Lucena, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, destacou a importância da parceria entre as secretarias municipal e estadual. Ele ressaltou também o papel dos movimentos sociais no encaminhamento de questões de interesses coletivo, como é o caso da preservação da Mata Uchôa. “É fundamental que a sociedade civil se manifeste e lute, pois só as provocações de cada um de vocês fazem com que o gestor público e o governo possam resolver essas questões. Acho que são 30 anos, mas não é motivo de desistir, pois estamos mais próximos de uma solução do que há 30 anos. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado está ouvindo cuidadosamente essa questão e o secretário tem a preocupação de acompanhar e ver o que está acontecendo e à medida que for necessário intervir ele vai fazê-lo com todo carinho”, afirmou.

A Luta continua- Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata Uchôa, classificou a visita como vitoriosa. Ele lembrou a importância da mobilização que a entidade vem realizando a 32 anos em defesa da mata.

“O secretário sozinho não fazer pode fazer nada. Ele pode ter a maior boa vontade, mas precisa de nossa mobilização, nossa organização, para juntos fazermos as coisas andarem. Não vamos abaixar a guarda, porque não depende somente do secretário ou do prefeito, é uma correlação de forças que está em jogo. Por isso, temos de continuar mobilizados. Já tivemos uma vitória parcial, mas precisamos continuar mobilizados para conquistar o Parque Natural Rousinete Falcão, homenagem à luta de uma companheira que não está entre nós a qual buscamos fazer jus”, explanou Augusto Semente. 

Fonte: Blog do movimento 
http://mataengenhouchoa.blogspot.com/
Foto: Inaldo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário