Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cartesianismo x Visão Sistêmica


Cartesianismo x Visão Sistêmica

Método Cartesiano -


No século XVll Renê Descardes, considerado fundador da filosofia moderna, resolveu construir uma ciência completa da natureza cujos princípios fundamentais dispensariam a demonstração. Para ele "toda ciência é conhecimento certo e evidente". O método de Descartes é analítico, o que consiste em decompor pensamentos e problemas em suas partes componentes e em dispô-la em uma ordem lógica. Esse método analítico de raciocínio é a maior contribuição de Descartes ao pensamento científico moderno e provou ser extremamente útil no desenvolvimento de teorias científicas e concretização de complexos projetos tecnológicos. O problema é que ele também levou a fragmentação característica do nosso pensamento em geral e das nossas disciplinas acadêmica e, sobretudo, levou-nos a acreditar que todos os aspectos dos fenômenos completos podem ser compreendidos se reduzidos as suas partes constituintes.
Outra consequência do cartesianismo foi à devastadora destruição do meio ambiente, percebida de forma aguda nos dias atuais. Isso possível porque a natureza é entendida como um sistema mecânico - uma máquina - que deveria ser dominada pela ciência.

Método Sistêmico -

O pensamento sistêmico trata-se de uma visão do todo, para se ter uma visão sistêmica é necessário compreender o sistema por completo e não apenas por fragmentos. Quanto mais se é estudado os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. O que significa que estão interligados e são interdependentes, devemos sempre partir do principio que o todo é mais que a soma das partes. Dando-se a entender que o sistema é um todo integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes. Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.
Concepção -


A ciência sistêmica mostra que os sistemas não podem ser compreendidos por meio da analise individual. As propriedades das partes não são necessariamente propriedades extrínsecas, mas precisam ser vistas e entendidas dentro do contexto do todo. Nessa perspectiva o pensamento cartesiano, e o pensamento sistêmico apesar de cada qual possuir uma identidade, método e história diferentes, não são diretamente opostos, apenas tomaram caminhos diferentes, visando chegar a algo comum, pensando na busca da verdade do todo.
Infelizmente o ser humano e a própria ciência criaram preconceitos principalmente com a visão sistêmica e com isso estabeleceram divergências difíceis de ser superado, porem é necessário uma ruptura nesse modo de pensar. É necessário superar esses velhos paradigmas e abrir nossas mentes em direção ao novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário